Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de maio de 2010

TERMILOGIA

Terminologia


O Fiat Siena Tetrafuel 1.4 é um carro multicombustível que pode operar como flex com gasolina pura, ou gasolina E25, ou álcool (E100); ou opera automaticamente como bicombustível com gás natural (GNV). Mostrados os tanques do GNV e a logomarca Tetrafuel.
• O veículo de combustível duplo (em inglês: dual-fuel vehicles) fornece ambos combustíveis armazenados e misturados no tanque na câmara de combustão ao mesmo tempo e a injeção é ajustada segundo a mistura detectada por sensores eletrônicos, que no caso da tecnologia brasileira, é feito com software automotivo que não precisa de sensores adicionais. No Brasil é popularmente conhecido como veículo flex. No uso comum do termo no Brasil, o veículo flex é chamado de veículo bicombustível, sem fazer a diferença dos termos que existe na língua inglesa.
• O veículo bicombustível (em inglês: bi-fuel vehicle) tem tanques separados para armazenar dois combustíveis, normalmente gasolina e gás combustível (GNV). O veículo pode trocar de combustível manual o automaticamente.
• O veículo multicombustível funciona com mais de dois combustíveis. No Brasil, existem automóveis flex, tipicamente taxis no Rio de Janeiro e São Paulo, adaptados para operar com gás natural (GNV), permitindo assim ao motorista escolher entre três combustíveis: gasolina E25 e álcool E100 em qualquer proporção, ou usar somente com GNV. Em 2006 a FIAT introduziu no mercado o modelo Fiat Siena Tetrafuel, um automóvel desenvolvido com tecnologia da Magneti Marelli do Brazil. O Siena Tetrafuel pode operar com 100% de álcool hidratado (E100), com gasolina E25, a mistura oficial do Brasil, gasolina pura (não disponível no Brasil), e gás combustível (GNV). O Siena Tetrafuel troca de combustível de forma automática, dependendo da potência que as condições de rodagem demandar. Se o motorista deseja operar somente como veículo flex, precisa fechar a válvula do gás no motor em forma manual.

Nenhum comentário: